POLÍTICAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA SANTA CATARINA

POLÍTICAS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA SANTA CATARINA

RESUMO – SULMAT 2004

2° Congresso em Ciências de Materiais do Mercosul

 Antônio Diomário de Queiroz

Diretor Geral da FUNCITEC

O processo de expansão das Instituições do Ensino Superior (IES) em Santa Catarina está sendo orientado por políticas de educação, ciência e tecnologia que visam dar sustentação aos programas de desenvolvimento regional num novo modelo de descentralização.

As IES devem se articular com os agentes econômicos e sociais, a nível local, através das Secretarias de Desenvolvimento Regional, coordenadas em âmbito estadual pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. Os Conselhos de Desenvolvimento Regional, dos quais participam as universidades, constituem o mecanismo para a articulação dos esforços de formulação das políticas de desenvolvimento local e regional.

A FUNCITEC, vinculada à Secretaria de Educação e Inovação, integra esse processo de desenvolvimento, proporcionando o acesso à rede estadual de ciência e tecnologia e apoiando as ações de pesquisa, extensão e inovação, por meio de diversos programas e editais voltados para a valorização das potencialidades dos arranjos produtivos locais.

Estimula-se assim a realização do ensino no contexto da pesquisa e da extensão. A Universidade tem a responsabilidade social de alimentar continuamente com novos conhecimentos o processo de desenvolvimento econômico e social de um país.

A qualidade da instituição se mede pelos resultados junto à sociedade.

Há que se raciocinar em termos da eficácia social das universidades, com resultados compatíveis com a realidade em que se situam e com o estágio recente de sua formação. Os sistemas tecnológicos se produzem socialmente e a produção social vem determinada pela cultura.

A era da informação, ao intensificar os meios e o processo de comunicação entre pessoas de todo o mundo, amplia o campo da extensão ao incorporar o conceito da inovação ao lado de ciência e tecnologia.

A inovação é a convergência da história de diversas pessoas para encontrar uma solução de futuro. Ela surge da formulação explícita ou implícita de pactos de controle público do processo de tomada de decisões e da definição concomitante dos mecanismos institucionais que assegurem a vigência de tais pactos. O conceito de inovação passou a ser enunciado como “o resultado de um conjunto de relações que unem três mundos sociais distintos, que possuem culturas próprias e, não raro, francamente conflitantes” (FLICHY, P. 1995. L’ innovation tecnique

). No conceito de inovação proposto por esse autor, a internet é instrumento facilitador das relações de três mundos sociais, assim estruturados:

relações internas à comunidade de pesquisadores com abordagens inovadoras;

relações entre a comunidade de pesquisadores e os agentes econômicos e sociais e

relações com os agentes do Estado e do Governo, operadores do sistema político-econômico.

As políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação promovem o desenvolvimento científico e tecnológico. Formam a base da dinâmica do processo de desenvolvimento econômico e social com distribuição justa de renda e inclusão social.

Em Santa Catarina, o papel da FUNCITEC é promover o desenvolvimento científico e tecnológico por meio do fomento à pesquisa e da interação, em todos os níveis, das instituições científicas, dos complexos produtivos, do governo e da sociedade. É nesse sentido que está apoiando a realização do 2° Congresso em Ciências de Materiais do Mercosul que reúne representantes dos setores industrial e acadêmico, direta ou indiretamente ligados a técnicas que fazem uso de materiais cerâmicos, poliméricos e metálicos. Deseja-se que o intercâmbio de informações via apresentação de trabalhos científicos e discussões técnicas proporcione o ambiente favorável ao surgimento de importantes inovações para o desenvolvimento econômico e social nessa área do conhecimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.