Arquivo da categoria: 2015

Espiritualidade e valores cristãos para a saúde

A palestra destaca inicialmente a maravilha da criação, a complexidade do processo de visão do ser humano e da sua capacidade de dar sentido às imagens captadas da realidade inclusive adquirindo a condição moral de julgar o bem e o mal, passando a compartilhar o processo contínuo de criação do mundo. Apresenta então uma abordagem, no tempo de duração da vida, das reações emocionais das pessoas com relação aos problemas vividos e como os valores cristãos contribuem para saúde física, a convivência social, e a uma atitude de vida com fé e esperança para a construção da felicidade.

Contribuições da educação, ciência e tecnologia para os municípios de pequeno porte

Palestra apresentada em Rancho Queimado, Santa Catarina, destacando a importância da educação com o uso das novas tecnologias e meios pedagógicos digitais para formar profissionais críticos e líderes dos processos de desenvolvimento local pelo acesso às bases do conhecimento originário das vivências universais e das pesquisas e inovações tecnológicas. Como exemplo são apresentadas algumas práticas da inovação no Sul da Itália.

Integração entre o mundo do trabalho e a pesquisa acadêmica

A apresentação destaca a importância da criatividade e dos novos conhecimentos na sociedade contemporânea e sua importância para o desenvolvimento sustentável, exponencializada pelo surgimento das novas tecnologias, o que afeta o conteúdo e a forma do trabalho levando à crise do desemprego. Na segunda parte destaca a responsabilidade social da Universidade na geração dos novos conhecimentos pela pesquisa e extensão, como insumo básico do processo produtivo e fator de produção. Destaca a importância da gestão do conhecimento para proporcionar o desenvolvimento com justiça social. Ao final é apresentado o Sapiens Parque de Florianópolis como ambiente de integração entre pesquisa e o mundo do trabalho.

Uma visão estratégica da gestão universitária

Apresentam-se inicialmente alguns conceitos fundamentais sobre a gestão estratégica e sobre as funções e objetivos estratégicos para a gestão universitária. Na segunda parte, relata-se a prática da gestão estratégica das universidades e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável do Estado de Santa Catarina. Conclui-se com o destaque do novo marco legal nas relações da \universidade Federal de Santa Catarina com o Sapiens Parque e a estratégia de implantação do Parque Científico e Tecnológico da UFSC.

Emergência dos parques tecnológicos em Santa Catarina

Palestra apresentada no Parque Orion da Região de Santa Catarina. Após conceituar os Parques Tecnológicos e sua contribuição para o desenvolvimento econômico sustentável, a palestra relata a emergência das incubadoras e parques tecnológicos no Brasil e em Santa Catarina. Em Santa Catarina, mostra o surgimento do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, os mecanismos e o ecossistema de apoio à emergência das incubadoras e parques tecnológicos, envolvendo governo, empresas e universidades. Após apresentar o estágio atual do Sapiens Parque de Florianópolis, algumas considerações finais são feitas sobre o surgimento do Orion Parque da Região Serrana em Lages.

Visão Geral do Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação

Apresentação à Frente Parlamentar da Inovação Catarinense. Na primeira parte conceitua o desenvolvimento sustentável e a importância da educação, ciência, tecnologia e inovação para a justiça social. Introduz alguns mecanismos e programas do sistema brasileiro de C&T&I e o marco legal que o regulamenta. Na segunda parte, especifica os pressupostos, os eixos estratégicos e os principais instrumentos de governo, universidades e setor produtivo para afirmação do sistema catarinense de C&T&I, Conclui com a introdução aos mecanismos e empreendimentos de inovação em Florianópolis, destacando o Sapiens Parque que foi objeto a seguir de uma apresentação específica do Dr. José Fiates.

A importância da Engenharia de Processos para o Desenvolvimento Sustentável na Sociedade em Redes

A palestra enfatiza a importância das engenharias de processos e de produção para o desenvolvimento sustentável na sociedade em redes que evolui na direção da civilização empática. Exemplifica os processos de sustentabilidade com a evolução da indústria química e suas potencialidades em Santa Catarina.